Destaque de 28 de Setembro de 2010
Suplementos diários de omega-3s, ricos em EPA (ácido eicosapentaenoic) e em DHA (ácido docosahexaenoic) melhoram os nÃveis de pressão arterial em jovens obesos do sexo masculino. Ao final de 16 semanas de consumo de um tipo de pão enriquecido com omega-3, por jovens adolescentes obesos, investigadores da Universidade de Copenhaga e da Universidade Técnica da Dinamarca constataram que houve uma redução da pressão arterial na ordem de 3 mmHg.Â
"A diminuição da pressão arterial em cerca de 3 mmHg corresponde a uma redução de 15 por cento do risco de ataque cardÃaco quando estes jovens forem adultos", afirmaram os investigadores no Journal of Pediatrics.
"As crianças e adolescentes com pressão arterial alta, têm maior probabilidade de virem a adultos hipertensos. Assim, os adolescentes com a pressão aterial mais alta podem ser considerados como 'pré-hipertensos'", acrescentam os investigadores.
Os benefÃcios para a saúde do coração advindos do consumo de óleo de peixe e dos ácidos gordos presentes no omega-3 estão devidamente comprovados desde o proncÃpio dos anos 70. Até à data, os ácidos gordos polinsaturados (PUFA's), têm sido relacionados com as melhorias nos nÃveis dos lÃpidos no sangue, com uma tendência para a redução da trombose e melhoria da tensão arterial e da função vascular. Além da saúde do coração, os ácidos gordos presentes no ómega 3, nomedamente o EPA (ácido eicosapentaenoic) e o DHA (ácido docosahexaenoic), foram assossiados a uma larga variedade de benefÃcios para a saúde, nomeadamente a diminuição do risco de certos cancros, a boa gestação de um bebé durante a gravidez, a saúde em geral, a melhoria do comportamento e do humor. O novo estudo contribui para se conhecer melhor os benefÃcios dos ácidos gordos para o coração e envolveu 78 rapazes adolescentes obesos com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Flávio Matta
| < Anterior | Seguinte > |
|---|





