Destaque de 26 de Agosto de 2010

Investigadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, descobriram que as mulheres que consomem grande quantidade de carne vermelha têm um risco maior de doença cardÃaca coronária (CHD). Os cientistas demostraram, ainda, que comer outros alimentos ricos em proteÃnas pode ser um grande passo na redução do risco de doença cardÃaca. A substituição da carne vermelha por outros alimentos ricos em proteÃnas, como peixes e aves, foi associado a menor risco de doença cardÃaca coronária. Comer uma porção por dia de castanhas, em substituição a carnes vermelhas foi vinculada a uma redução de 30% no risco de doença arterial coronariana. A substituição por uma porção de peixe resultou um risco 24% menor e por uma porção de aves 19%. O estudo analisou a substituição de um alimento rico em proteÃnas por outro. Os investigadores acompanharam 84.136 mulheres com idade entre 30 e 55 anos, durante 26 anos. As participantes não apresentavam cancro, diabetes, acidente vascular cerebral, angina ou outras doenças cardiovasculares aparentes. Para avaliar a dieta, os participantes preencheram um questionário a cada quatro anos sobre que tipos de alimentos comiam e com que frequência. Durante esse tempo, os investigadores documentaram 2.210 ataques cardÃacos não-fatais e 952 mortes por doença coronariana. No final, concluiram que uma maior ingestão de alimentos processados e não processados, como carne de porco, carne vermelha e laticÃnios ricos em gordura, foi significativamente associada a um risco elevado de doença coronariana. O maior consumo de peixe, aves e produtos lácteos com baixo teor de gordura foi significativamente associado a um menor risco de doença cardÃaca. Os investigadores concluiram que "a ingestão de carnes vermelhas deve ser minimizada ou excluÃda da dieta, a fim de se manter a saúde cardiovascular". Flávio Matta
| < Anterior | Seguinte > |
|---|




